Amigos da Liberdade da Alma

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ISADORA DUNCAN - A AUDÁCIA DE DANÇAR COM OS PÉS NÚS



| Por Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira


(Homenagem à nossa querida Isadora que chegou entre nós))




O grande impulso da dança moderna foi dado por três artistas norte-americanas: Loie Fuller, Maud Allane e Isadora Duncan.


Das três, Isadora (1877-1927), foi sem dúvida a mais importante, foi ela quem deu o impulso decisivo à formação da dança moderna.


Em um tempo onde a bailarina com o tutu de gaze e sapatos de ponta cor de rosa era sagrada, sendo a ponta algo intocável, surge então a Isadora Duncan, uma americana revolucionária adoravelmente romântica, com a audácia de dançar com os pés nús e vestida em panos.


Em um palco, vestida de grega, como por encanto, Isadora transportava os expectadores à Grécia, ao dar a impressão de esculturas gregas em movimento. Improvisadamente dançava ao som de músicas clássicas e românticas, em uma sucessão dinâmica de atitudes não construídas segundo nenhum código de dança acadêmica, mas sim, ditadas pela emoção e impressão momentânea da artista.


Qual a mensagem que Isadora Duncan trazia para a dança ? Uma grande mensagem: a dança deve ser livre, o artista deve ser o criador, todos os movimentos devem ser orgânicos, portanto devem partir do plexo solar.


Foi sob a sua influência que se iniciou a grande época dos ballets russos.