Amigos da Liberdade da Alma

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VOCÊ É CRIATIVO?


| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Segundo Anderson (1965), a "criatividade representa a emergência de algo único e original", pois quando uma pessoa exprime uma idéia ou faz alguma coisa que é nova para ela ou para o seu meio, está criando.

A mais alta forma de criatividade é a que quebra os moldes estabelecidos, estendendo as possibilidades de pensamento e percepção. A pessoa criativa é inteligente, segura, confiante, líder, ativa e sempre manifesta interesse e alto nível de atenção, observação e muita concentração.

Acredita-se que o desenvolvimento do potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora, pois, sabendo que as suas ações serão valorizadas, tendem a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas são formas de consolidar o status quo. Quando sentem que não estão sob ameaça como por exemplo a de perder o emprego ou de cair no ridículo, as pessoas perdem o medo de inovar e revelam suas habilidades criativas.
O mundo da arte e da cultura é fundamentalmente um mundo da criatividade, porque o artista não está diretamente ligado às convenções, dogmas e instituições da sociedade. O artista tem uma expressão criativa que é o resultado direto de sua liberdade.


FASES DE CRIAÇÃO:

1 – Apreensão: é o nascimento da criação
2 – Preparação: fase da exploração, da pesquisa, da proposição de possíveis soluções e novos caminhos.
3 – Incubação: fase da reflexão, da conexão de idéias.
4 – Iluminação: fase do famoso “estalo” ou “eureka”. É a apoteose da criação, a descoberta final.
5 – Verificação: é a fase em que o ser criador identifica-se com a sua obra e a imagina a serviço dos outros, testando-a.

O processo de conversão da idéia mental em idéia prática, é considerada a parte mais difícil, e no dizer popular:"1% de inspiração e 99% de transpiração".


CARACTERÍSTICAS DA PESSOA CRIATIVA:

1 – Inteligência: é importante que o grau de inteligência e a perspicácia do ser criador sejam altas.
2 – Consciência: para ver, sentir, estar atenta ao meio ambiente e sempre informado de tudo que o cerca.
3 – Flexibilidade: a pessoa criativa é moldável, adaptável.
4 – Originalidade: o ser criativo é capaz de produzir idéias novas, resolver problemas de forma incomum.
5 – Elaboração: a pessoa criativa não tem somente idéias, coloca-as em prática elaborando-as.
6 – Ceticismo: não se prende a crenças tradicionais.
7 – Persistência: não desiste diante de obstáculos.
8 – Auto-confiança: acredita no que já fez e no que ainda está por fazer.

De uma forma geral, a criança até os cinco anos é muito criativa, no entanto, por outro lado, há pessoas que desenvolvem e aprimoram o seu senso criativo com o passar dos anos, portanto o comportamento criativo será relativo às possibilidades e limites traçados pelo desenvolvimento, diferenças individuais e níveis de criatividade estimulados na escola e no meio familiar.


Será inata a capacidade de criar?

Se você acredita nisso. Prepare-se para mudar de paradigma !