Amigos da Liberdade da Alma

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AQUELA RUA ...


| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

Chamada Daniel Costa, depois Coronel Luís Pires, apenas dois quarteirões, aquela rua era o sonho de muitos. A Avenida Deputado Esteves Rodrigues, conhecida por todos como Sanitária, somente inaugurada em 1982, ainda não existia, eram apenas dois quarteirões da Santa Casa até o Rio Vieira.

Seu Ernesto, Mário Ribeiro,Dona Gladys, Coronel Georgino, os Maias, os Melo Franco , Crusoé, na esquina o Seu Édson...turma que depois em uma festa no Automóvel Clube foi alvo de um comentário da nossa muito querida Jacy Ribeiro, “ é, o nosso pedacinho de rua é mesmo muito especial , veja só Raquel, quantos valores intelectuais e morais em um espaço tão pequeno”.

Alguns moradores da Irmã Beata frequentavam o nosso espaço encantado como os Quadros, Queiróz,Gonzaga e Lopes. A Praça da Santa Casa, sem qualquer calçamento, era um tobogã de lama quando chegavam as chuvas, mas a Cel. Luis Pires era calçada, graças ao período de vereador do nosso pai.Dois quarteirões, mas calçada, o que nos enchia de orgulho, pois podíamos correr e brincar pela rua, com as nossas recém lançadas sandálias havaianas, sem o risco de termos o traseiro respingado de lama.

Ali fomos felizes, brincávamos, corríamos, sonhávamos, dançávamos, cantávamos, fazíamos músicas, serenatas,trocávamos livros proibidos para lermos as escondidas, dividíamos idéias de alto nível como também fazíamos brincadeiras para agitar os mais velhos assim como desligar os relógios das casas e tocar campainhas para depois cairmos de rir observando as reações.

Época de sonhos...

Hoje, centro hospitalar e farmacêutico, o encanto da Coronel Luís Pires insiste e persiste na mente de todos nós como celeiro para as nossas produções artísticas e culturais. Quantos intelectuais sonharam naquele espaço mágico !